JMJ


O LEMA DA JORNDA MUNDIAL
                                 DA JUVENTUDE RIO 2013:
Ide e fazei discípulos entre todas
 as nações!  (Mt 28, 19)

 “A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé”.
    Por isso é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.
    “Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor.
    O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa.

Seja um voluntário e abrace esta missão. As inscrições para o voluntariado terminam em dezembro de 2012.

Adaptado de: www.rio2013.com


Mitos e Verdades sobre a Hospedagem na Jornada Mundial da Juventude

 As principais perguntas que ouvimos são: Quem são as pessoas que virão para a minha casa durante a Jornada? Como vou abrir as portas da minha casa para um desconhecido? Eles são de confiança? Eles sabem falar Português? Eu preciso saber falar algum outro idioma além do Português?
 Os peregrinos são pessoas que compartilham de nossa fé, amam e adoram ao mesmo Deus que adoramos e compartilham de um único objetivo: aprofundar a fé! Como qualquer estrangeiro que deseja entrar no Brasil, os peregrinos e voluntários internacionais passarão por uma rigorosa avaliação da Polícia Federal e da Interpol.              Além do mais, nenhum peregrino poderá participar da Jornada se não tiver uma carta de recomendação do seu Bispo local, isto também será válido para os voluntários e peregrinos nacionais.            Portanto, não há o que temer. Todos os voluntários e peregrinos inscritos na Jornada terão de passar por uma avaliação documental em seu país de origem.
 Para abrigar dois ou mais peregrinos em sua casa basta oferecer um espaço coberto e seguro para que o peregrino possa estender seu colchonete ou saco de dormir, deixar a sua bagagem e fazer a sua higiene pessoal.           O peregrino ficará o dia inteiro em função da programação da Jornada. Ele sairá de manhã cedo para tomar seu café da manhã em um estabelecimento credenciado, participará durante todo o dia das atividades propostas pela Jornada e só retornará ao final da noite para dormir.
 Apesar de a Jornada acontecer de 23 a 28 de Julho, o período de acolhida aos peregrinos será de 21 a 31 de Julho de 2013, devido à disponibilidade dos vôos de chegada e saída de nossa cidade.  Os peregrinos são orientados a não deixarem objetos de valor nos locais em que estiverem hospedados e a lacrarem suas bagagens ao sair.        O peregrino receberá em seu Kit um Guia de transportes que o trarão para o nosso território paroquial. Serão criadas linhas de ônibus temporárias para facilitar a movimentação do peregrino em nossa cidade.
 Quanto ao idioma do peregrino, nosso território será dividido em regiões linguísticas para facilitar a comunicação entre os peregrinos, a alocação de voluntários que falem o idioma do peregrino e a realização das Catequeses. Ou seja, não há necessidade de se preocupar em comunicar-se verbalmente com o peregrino, o sorriso e o acolhimento são a principal forma de comunicação. Amados, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, o amor que Ele depositou em nós é universal e compreendido por todos.
“Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade.”
 (Rom 12,10.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário